QUEM SOMOS?

Tendo como base o Ato 7931 publicado no Diário Oficial de 19/05/05 e Portaria 11315/06, publicado no diário Oficial de 16/08/06, o Colégio atende uma proposta de gestão compartilhada, surgida em fevereiro de 2008, onde foi firmado um convênio entre a Secretaria de Educação e OSCIP Casa Jovem.
O Colégio pretende mudar os paradigmas na Educação do/no Campo, promovendo uma educação de qualidade, formando jovens na perspectiva do desenvolvimento sustentável da região, através de um novo modelo pedagógico e organizacional de trabalho.
Nesta perspectiva, a proposta é construir mecanismos que possibilitem estabelecer relações entre a escola, a comunidade local, os movimentos sociais, os órgãos normativos do sistema de ensino e os demais setores da sociedade.
Atendemos 16 classes de alunos do Ensino Fundamental II (6º ao 9º Ano), a Educação Profissional integrada ao Ensino Médio, no turno diurno e a Educação de Jovens e Adultos (EJA), no turno noturno, distribuídos formam um total de 498 estudantes matriculados.

O Colégio Casa Jovem possui como objetivo central consolidar uma educação de qualidade que vise à formação integral dos estudantes, o desenvolvimento do homem do campo, da consciência ambiental, organizacional, empresarial, comunitária cidadã dos campesinos assentados, ribeirinhos e quilombolas. Além de proporcionar uma Educação Profissional em Agroecologia e a sua atuação nas diversas práticas do conhecimento.
NOSSA MISSÃO
Cerca de 32 milhões de brasileiros vivem no campo em desigualdades significativas sócio-culturais com referência à população urbana.

A criação do Colégio Estadual Casa Jovem vem contribuir através de uma proposta político-pedagógica integrada o Ensino Fundamental II e Médio. No Ensino Médio a educação profissional, valoriza a atuação dos jovens no mundo do trabalho, promovendo a qualidade de vida, inclusão social e desenvolvimento das comunidades que já atuam nos arranjos produtivos da região.

A valorização dos Saberes da Terra e o apoio à realização do potencial dos jovens do campo promovendo o protagonismo juvenil não poderia ficar de fora, já que nossa base são as ideias do Educador Paulo Freire e sua forte relação com o movimento de educação popular, que se efetiva dentro do Programa de Desenvolvimento e Crescimento Integrado e Sustentável (PDCIS Baixo Sul). Este programa contribui para geração trabalho e distribuição de renda para as famílias carentes. Além de contribuir com a educação, identificando novos talentos (filhos de cooperados) para formação dos empresários do futuro, e criar escola (casas familiares) para dar formação agrícola aos jovens.