Teatro CJ




O Colégio Estadual Casa Jovem II conseguiu ao longo de seu percurso construir uma pedagogia que acrescente atividades extracurriculares. Essas atividades valorizam a cultura e as artes, incentivando o aprendizado e contribuindo diretamente no processo educacional. Como exemplo, temos o Teatro Casa Jovem, que se tornou conhecido nacionalmente quando se consolidou por meio do Projeto Segunda no Teatro-Curta Duração.

PROJETO SEGUNDA NO TEATRO-CURTA DURAÇÃO

A implantação deste projeto possibilitou o aluno a desenvolver maior interesse pela leitura, cultura brasileira e reflexões sobre temas sociais prementes. A ideia é estimular a autoestima, o autoconhecimento e a valorização da escola entre os jovens, aperfeiçoando o domínio da língua portuguesa e a habilidade de comunicação.

O exercício de compreensão e produção de textos promove alternativas de expressão de inserção social dos indivíduos como cidadãos participantes da sociedade.

O Projeto Segunda no Teatro-Curta Duração acontece uma vez por semana com carga horária total de 35h por oficina. As turmas são compostas por 30 educandos e são redimensionadas a cada término do período das oficinas.

As oficinas são realizadas sob a orientação do Prof. Francisco Cruz do Nascimento, tendo sua carga horária distribuídas nos seguintes temas: Breve histórico do teatro, gênero dramático, técnicas de interpretação, a oralidade do teatro, construção da personagem, produção de texto, jogos dramáticos, improvisação adaptações musicais etc.

O TEATRO NA ESCOLA

A escola é o primeiro espaço formal onde proporciona o desenvolvimento de cidadãos. O teatro na escola cria situações favoráveis para o rompimento de barreiras onde existe exclusão, e deverá ser trabalhado com o respalda do acompanhamento pedagógico.

As crianças e jovens envolvidos nesse processo se reconhecerão como participantes e construtores de seus próprios caminhos e saberão avaliar de que forma se dão atalhos, as vielas, as estradas. A arte fará parte de suas vidas e terá um sentido, deixando de ser aquela incompreensível e elitista, distante de sua realidade.