O campo usado como um espaço de aprendizado e valorização do meio

Biblioteca do Colégio Casa Jovem II
O Colégio Estadual Casa Jovem II, localizado na zona rural do município de Igrapiúna, recebe alunos das diversas comunidades vizinhas. A escola se preocupa com o compromisso de educar utilizando a pedagogia da esperança e da libertação como ponto de partida educacional.

A escola possui uma rotina intensa, por conta das diversas atividades extracurriculares existentes na carga horária. Como exemplo, são trabalhadas: oficinas, palestras, atividades culturais.



Durante dois turnos (diurno e noturno), sendo o primeiro das 08:00 ás 15:00 e o segundo das 18:40 ás 22:30 os educandos participam das aulas de suas respectivas disciplinas e realiza as atividades extras.

Pátio do Colégio Casa Jovem

Este processo pedagógico que o colégio propõe está dentro de uma perspectiva educacional voltada ao campo, por conta do público alvo serem crianças, jovens e adolescentes da zona rural.


De acordo com Elenildo Batista, pai de um aluno, “a educação que o Colégio Casa Jovem faz é ótima, porque os alunos já saem sabendo muitas coisas, como: preparar a terra para o plantiu, o uso de fertilizantes adequados e os tipos de solo. É através desse aprendizado que a nossa família aplica na terra.”


Para Elenildo a educação evoluiu bastante, sendo assim ele afirma que, “na minha época agente não tinha esse aprendizado e não nos preparávamos para mexer com a terra. Isso sim é uma educação voltada ao trabalhador rural.”


Dentro deste contexto pedagógico, a escola não se preocupa somente com os saberes da terra, mas também, com a valorização dos aspectos culturais e sociais encontrados no campo.


Para Lorena Conceição, aluna do Casa Jovem, “o Colégio é muito importante para mim. Aqui eu recebo da escola um ensino de qualidade com os demais alunos. Desta forma, fortalece os estudos e a cultura do lugar onde vivemos. Apesar dos obstáculos, somos pessoas que lutamos pelo que queremos, mesmo vindo de lugares distantes onde se localizam nossas comunidades, buscamos novos conhecimentos.”

A Educação e a Juventude Rural


  
A juventude camponesa possui características próprias e que devem ser levadas em consideração para a construção de metodologias educacionais.


De acordo com vários estudos realizados nesta área, o espaço rural não apresenta atrativos ou condições para a permanência dos jovens. Esta problemática é levada em consideração quando se pensa em educação do campo no Colégio.

Na construção do Projeto Político Pedagógico do Colégio Estadual Casa Jovem II existe uma grande preocupação em contemplar essa realidade da juventude rural.


Ficha Técnica
- Texto: Valdimária de Oliveira
- Fotos: San Milla
- Entrevistas: Roseane Assunção, Ramile Araujo e Jhonatas Pereira
- Vídeo: Valdirene Santos

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