Comunidade Quilombola da Laranjeira |
O Colégio recebe alunos de diversas comunidades, entre elas temos: quilombos, assentamentos, associações e fazendas. A implementação de um processo pedagógico capaz de atender a realidade social, como formula de libertação e transformação do meio é um dos desafios encarado por cada professor e coordenador.
Dentro da diversidade de conteúdos que podem ser estudados no Colégio a Saúde é uma das ferramentas de trabalho.
Para Ana Cristina, Agente de Saúde, “A educação voltada ao campo tem que suprir os anseios sociais e o espaço escolar deve ser usado para falar sobre as diversas problemáticas, entre elas, a saúde da comunidade. É muito importante aliarmos a educação com a saúde, sendo assim poderemos cumprir o papel de melhorarmos a realidade do campo.”
Outro processo formativo que não pode passar despercebido ao olhar institucional é a diversidade cultural trazida pelos alunos de suas comunidades.
De acordo com o Professor Franscisco Nascimento, “A cultura das comunidades está sendo explorada pela escola desde 2009. Uma das localidades que está participando mais ativamente neste processo é a comunidade Quilombola da Laranjeira, estamos fazendo juntamente com eles, palestras, encontros, debates e Aciso na escola.”
Para Kaline Silva, aluna, “é muito importante valorizar e estudar na escola a cultura que existe nas comunidades. Assim, agente se sente parte da escola e a escola uma parte nossa.”
Realidade dos alunos
Em sua grande maioria os alunos fazem uma segunda jornada de atividades, sendo está, realizada em suas comunidades. Estas atividades são trabalhos manuais, que fazem os estudantes lidar com a terra.

Compreendendo isto, uma escola no campo deve enriquecer cada vez mais os conhecimentos técnicos neste espaço. Com o intuito de levar os alunos a aplicar os conhecimentos em suas respectivas localidades, fortalecendo o processo produtivo familiar, o Colégio disponibiliza para os alunos que estão no ensino médio um curso técnico em Agroecologia.
Além disto, os alunos possuem uma atenção maior e um regime escolar que possibilite a compreensão e a prática de ações sociais capazes de fortalecer o processo de construção ideológica.
A escola e as comunidades
A escola compreende que sem o apoio da comunidade muita coisa vai deixar de ser feita. Para a coordenação do Colégio, as relações entre as comunidades e a escola deve ser uma via de mão dupla e que todos devem participar da construção educacional dos alunos.
Pensando nisto sempre são realizadas reuniões com os familiares para fortalecer esse laço de afinidade e fazer com que sintam-se parte essencial da escola.
Ficha Técnica
- Entrevistas: Aline Souza
- Fotos: Arquivo da Fundação Odebrecht
- Vídeo: Valdirene Santos
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